Nesta sexta-feira (10), a cidade de Teixeira de Freitas atinge um número histórico: 30 dias sem nenhuma morte provocada por disparos de arma de fogo, e sem homicídios com ligações com o tráfico de drogas. O último homicídio provocado por disparos de arma de fogo ocorreu no dia 11 de janeiro, onde o jovem Douglas Silva Galvão (18 anos), foi executado a tiros dentro de sua casa, no Bairro Castelinho.
Mais um jovem é assassinado no Castelinho
Após esse crime, a nova coordenadora da 8ª COORPIN chegou à Teixeira de Freitas, e juntamente com o Major Sílvio Nunes, comandante da 87ª CIPM iniciaram e executaram diversas ações e operações, tendo apoio da CIPE/MA (CAEMA), RONDESP SUL, PRE e PRF.
Nas ações, houve uma intensificação ao combate ao tráfico de drogas, prática responsável por cerca de 90% dos homicídios que ocorreram em Teixeira de Freitas nos últimos anos. Dentre as ações, houve os A.R (Autos de Resistência), onde em confrontos com a CAEMA, PETO e RONDESP, tombaram Ebio Batista, o “Ebão“; Alex, o “Lekinha” e Patrick e Max; nomes que segundo a Polícia eram peças importantes em grupos que comandavam o tráfico de drogas, que tiveram toda a sua logística prejudicada.
Traficante “Ebão” morre em confronto com a CAEMA; arma, drogas e munições foram apreendidas
A 87ª CIPM intensificou as abordagens e blitze pela cidade, e com a chegada da delegada Valéria Chaves, o Núcleo de Homicídio foi assumido pelo delegado Manoel Andreetta, que montou uma equipe super operacional, que colocou novamente a Polícia Civil nas ruas, realizando ações de repressão.
Nessas ações, a Polícia Civil efetuou prisões, elucidou homicídios, e em um dos casos evitou um homicídio que seria realizado e ainda conseguiu recuperar uma moto roubada. O Núcleo de Homicídio nas ruas conseguiu prender Ivanildo Pereira dos Santos, o “Negão“, que segundo as investigações é responsável por mais de 14 homicídios ocorridos em Teixeira. Outros homicidas presos pela equipe do Núcleo de Homicídio da 8ª COORPIN foram “Paulinho” e Taniel, que segundo a Polícia são autores de diversos homicídios consumados e tentados.
Autor de mais de 6 homicídios é preso pela Polícia Civil tentando fugir de Teixeira
Paralelamente o PETO, CAEMA, RONDESP, 1°, 2°, 3° e 4° Pelotões continuaram suas rondas e ações de rotina por toda Teixeira de Freitas e seus distritos, tendo em muitas abordagens logrado êxitos, e prendido indivíduos com armas e drogas, além de retirar foragidos da Justiça de circulação. A Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Rodoviária Federal realizaram, além de ações na BA-290 e BR-101, fizeram campanhas educativas e repressivas.
Nestes 30 dias, houve dois homicídios, sendo um causado por objeto contundente (pedaço de pau), no dia 31, e um crime passional, onde Erlyem posse de uma faca, ceifou a vida da ex-companheira Leidiane, mas, ambos os crimes foram elucidados, com os autores prendidos.
“Ela pediu pra morrer” diz homem que matou ex-companheira durante apresentação
Nossa equipe esteve em diversos bairros de Teixeira na noite da última quinta-feira, e acompanhamos a Polícia Militar nas suas rondas de rotina, e a equipe do Núcleo de Homicídio em ação, abordando diversos veículos e pedestres, além de buscas em bares e pontos de risco.
“Esperamos que a paz continue reinando em nossa cidade, e que se estenda por toda a região, onde existem combates incessantes a todas as práticas criminosas“, disse um internauta.
A polícia garante que haverá mais atuações da 88ª CIPM, sob o comando do Major Dantas e da 89ª CIPM, comandada pelo Major Anilton, além das ações da Polícia Civil, CAEMA e RONDESP. Em cidades com índices elevados de crimes, já houve ações, a exemplo de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, que teve operação da 8ª COORPIN, liderada pelo Núcleo de Homicídio, que buscou dar uma resposta à sociedade acerca dos últimos homicídios.
Em conversa com a coordenadora da 8ª COORPIN, Valéria Chaves, a mesma garantiu que o trabalho irá continuar, e disse esta feliz em ver que as atuações das polícias, obtiveram êxito, com a diminuição dos homicídios, chegando a 30 dias históricos, sem haver mortes causadas por disparos de arma de fogo, e também sem mortes ligadas à disputa pelo tráfico de drogas.
A coordenadora ainda garantiu, que todos os esforços estão e serão feitos para manter a intensificação por parte da Polícia Civil, e dividiu os méritos com a sua equipe de trabalho e com a 87ª CIPM, a CAEMA e a RONDESP.
Rafael Vedra/Liberdade News
Nenhum comentário :
Postar um comentário