Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Geraldo Simões participa por telefone do programa “Difusora em Revista”

                                              

O deputado federal Geraldo Simões (PT) participou nesta quarta-feira (23), do programa “Difusora em Revista”, apresentado por Cacá Ferreira, da Rádio Difusora Sul da Bahia.  Na oportunidade ele abordou três assuntos relevantes: a vinda do Ministro da Justiça à Salvador para discutir o conflito entre índios e produtores rurais; a sua vinda  à Itabuna para uma reunião na Câmara de Vereadores e a criação de uma Região Metropolitana no Sul da Bahia.
Sobre a ida do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à Salvador, na tentativa de solucionar os conflitos entre índios e produtores rurais no sul baiano, o deputado afirmou “desejo que essa reunião chegue a uma solução inteligente e que nos ajude a pacificar os conflitos que estão acontecendo na região, visto que famílias estão sendo expulsas de suas moradias, gerando um clima de intranquilidade e fazendo com que a economia continue decrescente devido a falta de produtividade da área rural”.
O conflito existe porque representantes das etnias Pataxó e Tupinambá protestam desde o início do mês de outubro, contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que transfere da União para o Legislativo o poder de demarcar terras indígenas.E ainda contra o Projeto de Lei Complementar 227, que retira dos índios o uso exclusivo das terras indígenas.
Com a ocupação de fazendas, os índios querem pressionar à União a acelerar a conclusão da demarcação de uma reserva indígena de 47 mil hectares. A área abrange parte dos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una.
Geraldo ressaltou ainda que a Ceplac possui fotografias que comprovam que as terras não eram ocupadas pelos Tupinambás de Olivença em outubro de 1988, mas sim, por agricultores, fazendo valer os direitos de que os produtores rurais não sejam expulsos de onde não devem sair.
Durante a entrevista, o deputado também falou de sua vinda à Itabuna na próxima quinta-feira (24), para participar de uma reunião na Câmara de Vereadores, às 15h30.
Representantes da Cooperativa do Transporte Escolar de Itabuna serão recebidos pelo deputado Geraldo Simões, para discutir sobre o tratamento fiscal que é dado a outra categoria de transporte público, os táxis terrestres.
A reunião é uma sugestão do vereador Júnior Brandão (PT) que, ao ser procurado pelos proprietários de veículos do transporte escolar, identificou que o problema diz respeito às esferas federal e estadual.
Outra reivindicação é a respeito da ampliação das linhas de crédito do Desenbahia, que hoje, para o transporte escolar, beneficiam apenas veículos acima de 11 lugares.  O deputado Geraldo Simões disse que irá ouvir as reivindicações e encaminhar os pedidos aos órgãos competentes.
E para finalizar a entrevista, Geraldo Simões falou sobre a proposta de criação de uma Região Metropolitana no Sul da Bahia, que com sua criação, facilitaria o planejamento dos investimentos feitos na região.
Do: www.portalsuldabahia.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário