Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ITABUNA: FALTA JUIZ, BANDIDOS AGRADECEM


: O Fórum Ruy Barbosa abriga milhares de processos que se arrastam há décadas sem soluçãoO Fórum Ruy Barbosa abriga milhares de processos que se arrastam há décadas sem solução
Sendo a segunda maior subseção do interior da Bahia, com 1.200 advogados registrados, a OAB-Itabuna tem na falta de juízes titulares um dos principais problemas. Para se ter uma ideia, entre a 1ª Vara Cível, 1ª Vara Família, 1ª Vara da Fazenda Pública, 4ª e 5ª Vara Cível, cada uma tem em torno de 10 mil processos para serem analisados. "Devemos ter processo de mais de 20 anos", exemplifica dr. Andirlei Nascimento, presidente da entidade, lembrando o quanto a carência entrava o andamento da Justiça.
"A Lei de Organização Judiciária da Bahia, por ser a comarca de Itabuna de entrância especial, teria que ter no mínimo 22 magistrados. No entanto, somente temos, no momento, cinco titulares. Os demais são substitutos, juízes de outra comarca que vêm a Itabuna apenas uma vez por semana. Temos hoje 10 varas sem juízes titulares, sem falar aquelas em que não há titular nem substituto, que são muitas", completa Nascimento.
O presidente da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento, aposta no novo fórum para facilitar o trabalho dos advogados
O presidente da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento, aposta no novo fórum para facilitar o trabalho dos advogados Para o advogado, porém, a construção do novo fórum marcará um novo momento para a categoria e a expectativa é que as carências sejam sanadas. Além do aumento do número de magistrados, a aposta dos defensores é a implantação do sistema eletrônico, para dar maior agilidade ao andamento dos trabalhos.
"A falta de juízes é algo muito sério. No entanto, esse é um problema estrutural e histórico. O atual presidente, [Mário Alberto Hirs], com sua boa vontade e sensibilidade, vem tentando solucionar os graves problemas que se debate, ao longo do tempo, com o Tribunal de Justiça", ressalva.
 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário