Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VITÓRIA DA CONQUISTA: Índios querem nova Terra Indígena no sul da Bahia


Um grupo de índios que se autodeclara pataxó querem a criação de uma nova "aldeia" na Serra do Periperi, zona urbana de Vitória da Conquista. A área cobiçada pelos índios fica dentro do Parque da Serra do Periperi, uma Unidade de Conservação Ambiental onde fica uma imagem do Cristo Redentor.

No último domingo os indígenas fizeram um ato no “alto do Cristo”, próximo ao bairro Cruzeiro, para lembrar seus "antepassados e mostrar que ainda estão vivos". O grupo pede a criação de uma aldeia no local. Segundo dizem, o nova aldeia serviria para preservar sua cultura originária através da exploração da escultura do artista plástico Mário Cravo do Cristo no alto do morro como um ponto turístico.
Além da aldeia turística com a imagem do Cristo, os índios querem que a Serra do Periperi, com cerca de 160 hectares, seja demarcado como terra indígena. “Estivemos reunidos com a prefeitura há cerca de dois meses e ficamos de entregar um projeto de criação de uma aldeia para nós aqui em cima. Queremos fazer um resgate da nossa cultura e lutar por respeito às nossas tradições”, disse o índio Caititu, 40, presidente da Associação Indígena do Sudoeste da Bahia, entidade criada em 2011.

Alguns dos índios, como Yara Pataxó, 40, relatam a ocupação imemorial da Serra do Periperi. “Nasci em Itamaraju, no extremo sul, e depois vim pra cá. Minha mãe e avó são índias, assim como meus tios, dentre outros parentes. Todos eles relatam histórias dos mais antigos sobre a nossa origem aqui na região”, diz.

O índios dizem que o processo de reconhecimento da ocupação indígena da área já está em andamento junto à Funai. Segundo eles, a fundação já teria iniciado o processo de demarcação, mas não há prazo para conclusão do estudo.

Foto: Aprochego
- See more at: http://www.questaoindigena.org/2014/11/indios-querem-nova-terra-indigena-no.html#more

Nenhum comentário :

Postar um comentário