Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

GREVE NO AEROPORTO DE PORTO SEGURO: Aeroviários decidem paralisar serviços após assembléia

GREVE NO AEROPORTO DE PORTO SEGURO: Aeroviários decidem paralisar serviços após assembléia
Aeroviários de Porto decidem entram em greve em assembléia
Os funcionários da Bahia Airpot Service, BS, empresa que presta serviços auxiliares no aeroporto de Porto Seguro, decidiram por unanimidade, entrar em greve durante assembléia realizada na última quarta-feira (4), na sede do Sindicato dos Aeroviários em Porto Seguro.
A deflagração da greve que irá paralisar todos os serviços auxiliares de embarque e desembarque das aeronaves no aeroporto se dará no próximo sábado (14).
A categoria dos trabalhadores juntamente com o Sindicato Nacional dos Aeroviários, SNA, decidiram pela paralisação total, diante dos impasses gerados pela empresa Bahia Airpot Service que nega cumprir as Convenções Coletivas de Trabalho de 2014/2015 do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, SNEA, cuja data base é 01/12. Clique aqui para ter acesso a convenção.
Entre os impasses destacam-se que a empresa BAS, não concorda com a equiparação salarial a nível nacional dos trabalhadores local, não reconhece o Sindicato Nacional dos Aeroviários como representante legitimo da categoria e os funcionários não são enquadrados na categoria de aeroviários.
Uma vez que a empresa não reconhece o SNA como sindicato oficial da categoria, torna-se ilegítima a realização da rescisão de contrato de trabalho dos funcionários que são demitidos conforme esclareceu o diretor do sindicato dos aeroviários, SNA, Nilton Mota. “A legislação trabalhista obriga que a rescisão do contrato de trabalho seja realizada na sede do sindicato da categoria ou caso não exista um sindicato legitimo a rescisão têm que ser efetuada no Ministério do Trabalho local, quando o trabalhador permaneceu na empresa por mais de 12 meses ininterruptos. Acontece que, o SNA, é reconhecido oficialmente como representante legitimo dos aeroviários, sendo assim, as rescisões trabalhistas são obrigadas a serem feitas na sede do sindicado, e a empresa Bahia Airpot Service, não aceita as determinações impostas pela lei, acarretando prejuízos para os funcionários demitidos e insegurança para os que estão trabalhando.”
Nilton pontuou que o sindicato e os trabalhadores não pretendem prejudicar passageiros e turistas. “Somos forçados a recorrer à greve, diante das sistemáticas recusas dos representantes da BS em descumprir as Convenções Coletivas de Trabalho 2014/2015 e demais determinações trabalhistas, que vem causando sérios prejuízos financeiros e psicológicos aos 140 funcionários da Bahia Service.”
Serviços afetados
Com greve anunciada, os serviços afetados são: embarque e desembarque de bagagens "bate mala", limpeza e higienização do banheiro dos aviões e reboquei das aeronaves na pista de pousou de decolagem e todos os serviços operacionais.
Auto de Infração do MTE
Recentemente a empresa Bahia Airport Service foi inspecionada e autuada pela fiscalização da Gerencia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, sediada no município de Eunápolis, constando diversas condutas ilícitas.
No auto de infração lavrado, foram registradas diversas irregularidades no que tange o cumprimento das leis trabalhistas, destacando-se; o empregado trabalha em condições contrárias as convenções coletivas, o pagamento dos salários é efetuado com atraso e com valor pago à menor do piso estabelecido.
Sentença Juiz Gilmar Carneiro de Oliveira
Por não reconhecer que os funcionários da empresa Bahia Airport Service, pertence a categoria dos aeroviários, a empresa, ilicitamente efetuou a filiação de seus empregados à Federação dos Comerciários na Bahia. A maneira pela qual a empresa determinada a filiação sindical, foi rechaçada na sentença proferida pelo juiz Gilmar Carneiro de Oliveira do Tribunal Superior do Trabalho em processo trabalhista transitado e julgado contra a BS. “A vinculação de trabalhadores diretamente à Federação dos Comerciários na Bahia resultou em mero truque, um estratagema para sonegar aos trabalhadores os direitos conquistados através das Convenções Coletivas celebradas entre os trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, resultando assim que são obscuras e incompreensíveis as premissas que levaram a empresa a sonegar a seus empregados o natural enquadramento sindical”. E o juiz reconhece e sentencia na mesma ação trabalhista que os funcionários pertencem à categoria dos aeroviários.
Bahia Airport Servide
A Bahia Airport Service que é reincidente em outras ações trabalhistas, pertence ao mesmo grupo econômico da SINART, que é a administradora do aeroporto internacional de Porto Seguro, que por sua vez, terceiriza diversos serviços e atividades para serem executados na aérea que administra, pratica está que caracteriza explicitamente como sendo monopólio econômico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário