Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Responsáveis por boatos serao indiciados criminalmente.

A Secretaria da Segurança Pública orienta que seja evitada a divulgação, nas redes sociais, de boatos sobre violência e supostos ataques criminosos na cidade. A circulação de falsas informações sobre ações criminosas se intensificou no última segunda, 15, e ontem, especialmente no aplicativo Whatsapp. 
      A orientação foi dada pela policia, no fim da manhã de ontem, durante entrevista. Pediu que todos evitem os compartilhamentos de áudios que fomentem o clima de terror — que se fortaleceu na Cidade depois da morte de um acusado de crime na última segunda-feira, 15. Ele relatou que está com policiais especializados na área de informática para identificar de onde estão partindo os boatos. E nesta quinta feira 18, será pedido na justiça à quebra do sigilo telefônico e os responsáveis pelos boatos indiciados por incitação e  de apologia ao crime Art. 286 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40.

De acordo com a polícia, propagar nas redes sociais informações, notícias, mensagens falsas e fotos e filmagens que prejudiquem alguém se caracteriza como crime e pode levar à prisão.
Nesta semana, o boato de que membros de facção criminosa iriam promover ataque em diversos bairros não assustou não somente moradores da cidade, como toda a cidade de vizinhas. Esse e outros boatos, como saques e arrastões, fazem parte de uma série de postagens que tem se propagado nas redes sociais. Um dos maiores problemas é a difusão de fotos e vídeos onde as pessoas são expostas mortes e exposição de armas fazendo apologia ao crime. Ainda que cercado de boas intenções, o gesto de compartilhar boatos web afora pode ter desdobramentos trágicos.
— E, ainda que seja preciso analisar caso a caso, a pessoa responderá se for verificada a prática de infração penal. Repassar uma mentira sobre alguém é um crime. Dessa forma, na teoria, tanto quem iniciou quanto quem compartilhou pode ser punido.

Além do constrangimento, diversos são os problemas que podem ser ocasionados, como os traumas psicológicos, a redução do peso e diversos problemas físicos, além da perda do emprego, e até levar a violência física.
– Os boatos nas redes sociais, e Whatsapp, podem ser caracterizados como crimes. É preciso muito cuidado no uso da internet. A pessoa pode compartilhar uma informação que não é verdade, achando que está ajudando, ou fazendo o bem, mas ela pode estar prejudicando uma pessoa inocente – disse, explicando os tipos de crimes mais comuns e os responsáveis serão encontrados e indiciados, nossa equipe esta em campo, não para jogar bola mas para colocar criminosos na cadeia.


Nenhum comentário :

Postar um comentário