Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Barra do Rocha: TRE cassa mandato de Vera Franco e nova eleição deverá ser convocada em 90 dias



Prefeita e vice tem diplomas cassados em decisão do TRE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), por meio do julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), processo n° 51851, cassou no fim da tarde desta terça-feira (29), por unanimidade, o mandato da prefeita de Barra do Rocha, Vera Lúcia Franco Ramos (PSC). Na ação, o Tribunal condena a atual prefeita do município de ter durante a campanha eleitoral de 2012 oferecido bens em troca de votos, o que consiste no crime eleitoral de captação ilícita de sufrágio. "A tônica da demanda presente decorre de alegada conduta reiterada de oferecimento, e aceitação, de bens em troca de votos, em verdadeira ciranda de toma lá dá cá" diz a decisão.

A sentença, proferida pelo juiz de direito eleitoral Hilton de Miranda Gonçalves, condena Vera Lúcia Franco Ramos Costa e Valdir Conceição Tavares (PT), vice prefeito, ao pagamento de multa de vinte mil reais, bem como cassa o diploma de ambos, já que os dois estão diplomados e a referida Prefeita em pleno exercício da atividade pública eletiva.

Para evitar que haja mudança de panorama político por ato judicial, afrontando a vontade popular soberana, serão convocada novas eleições em 90 dias, a partir da saída da prefeita do cargo. O Ministério Público, que também teve participação decisiva no processo, ainda pode ingressar com ação penal contra algumas pessoas do município, acusadas de terem cometidos crimes eleitorais.

(Notícias de Ubatã)

Nenhum comentário :

Postar um comentário