Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ITABELA:Dono da fazenda Lembrança denuncia furto de madeira nativa em reserva da propriedade.

Por: Redação - Data: 14/08/2014 - 20:43:03
O fazendeiro Lindomar Antônio Lembranci, protocolou no dia 06/08/2014, um enfático pedido de providências junto ao IBAMA e Ministério Público Federal para coibir o avanço no furto de madeira nativa em área de reserva legal em sua propriedade, localizada no interior de Porto Seguro, divisa com o Parque Nacional Monte Pascoal.
O fazendeiro relata que no dia 03 de agosto de 2014, por volta das 12h30m, funcionários da fazenda Lembrança II, ouviram barulho semelhante ao de uma motosserra, vindo da área de reserva legal da propriedade, indo a localidade deparam com o crime ambiental, pelos menos 40 árvores de madeira nativas foram derrubadas pelos agressores. Sendo que algumas delas estavam cortadas em toras de aproximadamente um metro, pronta para ser retiradas da fazenda.
De lá para cá, o dono da propriedade descobriu uma complexa e extensa rede de estradas clandestinas para roubo de madeira que vem transformando todo o patrimônio ambiental da fazenda em uma colcha de retalhos que cada vez mais a possibilidade do pleno usufruto do território por pessoas ainda não identificadas.
Em outro relato a polícia, o fazendeiro conta que vem sendo ameaçado por indígenas de aldeias vizinhas à fazenda. Ele chega à mostra os registros feito com frequência às autoridades Estadual e Federal.
As denuncias foram feitas primeiro pelas  pertencentes da fazenda, as Srª(s) Lorena Machado Santana e Cristiane Machado Santana e a segunda pertencente Maria Creuza Cihcon e pelo atual dono da propiedade Lindomar Antônio Lembranci. As perturbações e ameaças geraram varias ações possessórias Ajuizadas no Ministério Público Federal contra a etnia Pataxó e Pataxós Há Há Hae, feitas na Funai e União Federal. Eles alegam que a propriedade esta esbulhadas por supostos indignas, onde a situação é conflituosa, instalada na localidade (Região Próxima de Barra Velha).
Os donos das terras contam ainda, que vem sofrendo constantes ameaças pelos ditos índios. Estas denúcias  foram registradas aos representantes de entidades IBAMA (Instituto do Meio Ambiente Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis), INEMA – (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), ambos com sede em Eunápolis, DPF/BA (Delegacia de Polícia Federal de Porto Seguro) e da CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental), também com sede em Posto Seguro.
Quanto ao furto de madeira na propriedade, o fazendeiro supõe-se que o furto esteja sendo praticado por elementos que se encontram na sede da fazenda São Marcelo e Bom Jardim, as quais fazem divisa a fazenda Lembrança II, por uma linha confinante a área de reserva legal da propriedade. A localização do furto esta proximidade das coordenadas de 16´46´30,18´´S e 39´22´´47,17´´W.
FONTE: GIRO DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário :

Postar um comentário