Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Procuradoria da República quer solução no caso do fazendeiro raptado por indígenas na Região interiorana de Porto Seguro

Por: redação - Data: 14/08/2014 - 03:01:32
A Procuradoria Federal da República, em Eunápolis, ouviu a família do fazendeiro desaparecido a cindo dias, em uma área de conflito agrário  entre índios da tribo pataxó e agricultores, no interior  de Porto Seguro e pediu agilidade da Polícia Federal nas investigações e que apresentem em tempo hábil um relatório completo dos fatos.
A procuradoria da republica, quer que o Ministério Público Federal autorize à Polícia Federal com reforço do Estado a promover uma varredura na área onde o fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos, 54 anos, desapareceu, no qual território o agricultor está desaparecido desde a manhã do último sábado (09/08).
O fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos é dono a 21 anos da fazenda Cachoeirinha (de um alqueire e meio), na região do distrito de São Geraldo, na vizinhança da Aldeia Boca da Mata, no Parque Nacional de Monte Pascoal, no município de Porto Seguro. Mas há quatro meses teve que abandonar a propriedade por causa da invasão dos indícios que ocuparam à sua fazenda. Sem poder entrar  na propriedade, Raimundo mudou-se para um outra propriedade na região da Maria Bonita em território de Itamaraju.
No sábado passado (09), ele voltou à sua fazenda no entorno do Parque Nacional, porque havia recebido um recado do cacique Alfredo que poderia retornar ao local para resgatar seus animais: seis vacas, uma mula e uma jega. Mas ao chegar à portaria da área, percebeu que a fazenda estava habitada por indígenas e retornou. Foi a uma propriedade rural de um casal de caboclos, onde tomou café e resolveu ir embora, mas saindo por outra estrada vicinal. E quando passava pela sede da Fazenda Brasília, outra propriedade abandonada pelo dono e ocupada pelos índios, ele foi interceptado, dominado e amarrado por cerca de 30 indígenas munidos de armas de fogo.
 O fazendeiro estava na companhia do seu compadre Manoel Messias Cardoso, 58 anos, que foi liberado pelos indígenas e teve que fugir a pé pelo matagal até chegar ao distrito de São Geraldo, onde informou o ocorrido. Manoel Messias é a única testemunha do crime. A filha do fazendeiro, Núbia Alves Santos, 30 anos, está com esperança de encontrar seu pai ainda com vida. Raimundo Domingos é filho de uma família tradicional da cidade vizinha de Itamaraju e pai de 4 filhos, três mulheres de 6, 27 e 30 anos e um menino de 10 anos.
Policiais da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Eunápolis, sob o comando pessoal do major Cleber Santos da Silva, já vasculhou toda área possível em torno do Parque Nacional de Monte Pascoal, em territórios de Itabela e Porto Seguro e também no local onde ocorreu o rapto, já por duas vezes, mas nenhum vestígio do paradeiro da vítima foi encontrado.
O carro do fazendeiro raptado, uma caminhonete Volkswagen, modelo Saveiro, cor branca, Placa de Linhares-ES., também está desaparecido. A autoridade policial que apura o caso, delegado regional da Polícia Federal de Porto Seguro, Eriosvaldo Renovato Dias, tem 30 dias para concluir o inquérito e apontar a realidade dos fatos. Entretanto, nesta terça-feira (12/08), o procurador federal da república Fernando Zelada, do Ministério Público Federal, da regional de Eunápolis, entrou no caso e deu ao delegado até a próxima sexta-feira (15/08) para lhe apresentar um relatório parcial ou concreto sobre o episódio com natureza de flagrante federal.
A finalidade do MPF é autorizar a Polícia Federal e pedir ajuda ao Estado com a possível aquisição da CAEMA a promover uma varredura a tempo dentro do Parque Nacional de Monte Pascoal, objetivando descobrir o paradeiro do fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos.
O delgado de Polícia Federal, Eriosvaldo Renovato Dias, ouviu três testemunhas, na terça e hoje quarta-feira (13). Foi ouvido o compadre da vitima e que estava com ele no momento do desaparecimento, Manoel Messias Cardoso, 58 anos, e duas irmãs da vitima, Soeli Domingues e outra, que não teve o nome divulgado.
Fonte Teixeira News.

Nenhum comentário :

Postar um comentário